O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
COMUNICAÇÃO NÃO É UM DOM! É UM DIREITO DE TODOS!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TRABALHANDO COM A PERCEPÇÃO VISUAL

Crianças com a letra ilegível e dificuldades de organizar suas cópias e tarefas no caderno podem ter disgrafia  em virtude de uma dificuldade com a percepção visual. O primeiro passo a ser tomado nesses casos é levar a criança em um oftalmologista para se certificar de que a mesma não apresenta problemas sensoriais, isto é, descartar a hipótese de problema de visão. Caso confirmada que a visão da criança está íntegra ou que seu problema oftalmológico não justifica suas dificuldades, é importante avaliar aspectos como a coordenação viso-motora, relações espaciais, figura-fundo, constância de forma e outros componentes relacionados com a percepção visual.
Com uma boa avaliação é possível traçar uma proposta terapêutica adequada ao caso e obter resultados mais rápidos. Aliás, o atendimento fonoaudiológico também motiva a criança através de atividades prazerosas e divertidas! Se você acha que seu filho tem disgrafia, procure um fonoaudiólogo!

FOTOS: Paciente em atendimento. Intervenção fonoaudiológica para disgrafia (coordenação viso-motora e figura-fundo) com tablet e cavalete.