Crianças com a letra ilegível e dificuldades de organizar suas cópias e tarefas no caderno podem ter disgrafia em virtude de uma dificuldade com a percepção visual. O primeiro passo a ser tomado nesses casos é levar a criança em um oftalmologista para se certificar de que a mesma não apresenta problemas sensoriais, isto é, descartar a hipótese de problema de visão. Caso confirmada que a visão da criança está íntegra ou que seu problema oftalmológico não justifica suas dificuldades, é importante avaliar aspectos como a coordenação viso-motora, relações espaciais, figura-fundo, constância de forma e outros componentes relacionados com a percepção visual.
Com uma boa avaliação é possível traçar uma proposta terapêutica adequada ao caso e obter resultados mais rápidos. Aliás, o atendimento fonoaudiológico também motiva a criança através de atividades prazerosas e divertidas! Se você acha que seu filho tem disgrafia, procure um fonoaudiólogo!
FOTOS: Paciente em atendimento. Intervenção fonoaudiológica para disgrafia (coordenação viso-motora e figura-fundo) com tablet e cavalete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário