O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
COMUNICAÇÃO NÃO É UM DOM! É UM DIREITO DE TODOS!

terça-feira, 7 de junho de 2011

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

     Aos papais, mamães e educadores de plantão! Essa postagem traz um pouco sobre o que é a psicomotricidade, como ela pode interferir no desenvolvimento da linguagem e alguns dos principais marcos do desenvolvimento psicomotor infantil. 
    Segundo a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, chamamos de psicomotricidade a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Ela está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. 
     A psicomotricidade está intimamente ligada ao desenvolmimento da linguagem oral e escrita, afinal, também nos comunicamos com o corpo. No desenvolvimento da fala, por exemplo, o corpo desempenha papel fundamental neste processo, pois é através de seu corpo que a criança descobre o mundo. Vale a pena lembrar que antes mesmo da criança falar, já brincamos e conversamos com elas com brincadeiras como: "Cadê o nariz do neném?" "Cadê o cabelinho do neném?" ou até mesmo na hora do banho: "Cadê o pezinho para eu lavar?".
     Uma outra questão que deve ser levada em consideração é que a criança precisa de espaço para brincar, engatinhar, andar, correr, pular, andar de bicicleta... isto é, explorar o seu corpo em movimento no espaço. Cair de vez em quando faz parte, pois a criança vai aprendendo, com o tempo e com a experimentação, a manter seu equilíbrio dinâmico (em movimento) e estático (parada) e a coordenar estes movimentos.
    Um outro exemplo da importância da psicomotricidade é na aprendizagem da escrita. Crianças que não tiveram um bom desenvolvimento psicomotor podem desenvolver o que denominamos de disgrafia, que seria de forma bem simples, aquela letra feia ou aquele garrancho difícil de se ler. Nesses casos a fonoaudiologia deverá trabalhar os aspectos psicomotores da crianças para melhorar sua comunicação escrita. Futuramente, farei postagens sobre distúrbios de leitura e escrita como a disgrafia. 
     Segue, então, alguns dos importantes aspectos do desenvolvimento psicomotor infantil, retirados do livro "Perfil Psicomotor - Um olhar para além do desempenho" das autoras Vera Mattos e Aline Kabarite. As informações estão em meses. É importante ressaltar que os aspectos psicomotores são muitos e são observados desde a maternidade, com os reflexos relacionados ao aleitamento materno como a sucção. Por uma questão de espaço e para simplificar, escolhi alguns momentos do desenvolvimento global que ao meu ver são cruciais.

  4 - 8 meses - Senta-se sozinho momentaneamente
  5 - 9 meses - Senta-se sozinho com firmeza
  5 - 12 meses - Apóia (puxa-se) para ficar em pé
  6 - 12 meses - Fica em pé apoiando-se na mobília
  6 - 12 meses - Movimentos do caminhar
  7 - 12 meses - Caminha com auxílio
  9 -16 meses - Fica em pé sozinho
  9 - 17 meses - Caminha sozinho
11 -20 meses - Caminha de costas
12 - 23 meses - Sobe escadas com ajuda
13 - 23 meses - Desce escadas com ajuda
17 -30 meses - Pula com ambos os pés saindo do chão

Um comentário: