Vygotsky foi o fundador da psicologia histórico-cultural e durante sua carreira dedicou-se às questões relacionadas ao desenvolvimento humano como: as funções mentais superiores, a cultura, a linguagem, os processos orgânicos cerebrais, os distúrbios da aprendizagem e da linguagem, áreas estas de grande interesse do meio fonoaudiológico. Sendo assim, esta postagem tem como objetivo descrever de forma breve algumas ideias de Lev Vygotsky.
- Ele afirma que as características humanas do indivíduo não estão determinadas pelo nascimento e sim pelo resultado da interação do bebê com seu meio histórico-social. Desta forma, através da vivência em sociedade, este novo ser vai transformando o meio para atender às suas necessidades e a sociedade também o transforma. Basta lembrarmos das crianças-lobo que não agiam como humanos.
- Não são só as características humanas que dependem desta interação, as funções psicológicas também. O desenvolvimento mental depende do desenvolvimento social e histórico e, portanto, está sujeito à interação do homem ao meio físico e social.
- Vygotsky entende o cérebro como um sistema plástico, passível de mudanças de acordo com as experiências vividas. Ele crê que há uma relação entre a dimensão biológica (como os processos de maturação cerebral e os mecanismos sensoriais) e os aspectos sócio-culturais.
- As atividades humanas são caracterizados pela capacidade de mediação . A mediação ocorre através dos instrumentos e dos sistemas de signos e são estes instrumentos e sistemas que tornam possível a interação dos homens com outros homens e com o meio. Um exemplo de signo mediador é a linguagem. É através dela que nos comunicamos e transmitimos conhecimentos prévios.
Vygotsky afirma através de sua teoria que somos diferentes dos animais. Os animais comportam-se de acordo com o instinto e suas experiências imediatas e individuais de adaptação ao meio. O animal, diferente do homem, é incapaz de transmitir experiências vividas ou aprender com outros da mesma espécie. Michael Tomasello sugere que isso se dá devido ao fato de que apenas os seres humanos entendem seus co-específicos como agentes intencionais, portanto, nos envolvemos numa aprendizagem cultural. As crianças por volta dos 9 meses começam a partilhar atenção com seus cuidadores. A partir desse estágio do desenvolvimento, o bebê começa a imitar e aprender com seus semelhantes. Para Tomasello, o que difere o Homem no âmbito cognitivo dos outros animais é esta capacidade denominada de atenção conjunta. É então a partir daí que as crianças seguem adiante no desenvolvimento com outras "conquistas" psicomotoras, de comunicação e aprendizagem.
Depois de tudo o que aqui foi lido e escrito, com certeza, como fonoaudióloga, me agarro às idéias de Vygotsky e defendo a teoria de Tomasello. Acredito em uma sociedade formada de indivíduos dotados de capacidades de transmitir suas experiências socio-históricas para as gerações que chegam. Acredito no papel mediador do Homem no desenvolvimento e na reabilitação dos indivíduos. E mais do que isso, acredito e reflito sobre o meu papel como cidadã e fonoaudióloga engajada em comunicar meus conhecimentos e valores, afinal de contas, é OBSERVANDO, COMUNICANDO E APRENDENDO que nos inserimos no meio sócio-cultural.
Esta postagem foi fundamentada nos conhecimentos adquiridos e transmitidos de Teresa Cristina Rego e Michael Tomasello nos seus respectivos livros: Vygostsky - Uma perspectiva histórico-cultural da educação e Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano. Deixo aqui meus agradecimentos aos autores.
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