O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
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domingo, 4 de dezembro de 2011

DIFICULDADES COM A LEITURA E A ESCRITA

 Para aprendermos a ler e a escrever precisamos compreender que a escrita do português se baseia no sistema alfabético. Mas o que isso significa? As letras representam sons e é por isso que mesmo quando nos deparamos com uma palavra nova conseguimos ler sem problemas. Para aprender a ler precisamos estabelecer a relação entre a letra e seu respectivo som, a isso denominamos  relação fonema-grafema. A dificuldade pode aparecer quando a criança se depara com vários sons para uma mesma letra ou quando o mesmo som pode ser representado graficamente de diversas maneiras. Por exemplo, a letra C possui sons diferentes nas palavras casa e cipó, na segunda palavra ocorre som do S. Entender que a escrita não é exatamente o espelho da fala é mais um desafio na aquisição deste processo Sabemos que muitas crianças apresentam dificuldades seja no traçado da letra, seja na relação da letra e do som ou as vezes a criança consegue decodificar, isto é, fazer a relação fonema-grafema de maneira adequada, mas não ocorre a compreensão do que foi lido. Estas crianças podem ter um distúrbio específico de leitura e escrita como a dislexia, a disortografia ou a disgrafia. 
A DISORTOGRAFIA nada mais é que uma escrita com excessivos erros ortográficos e a DISGRAFIA está relacionada com os aspectos da grafia das palavras, neste último caso nos referimos àquela letra garrancho as vezes até ilegível. Se você conhece alguém com dificuldades escolares procure um fonoaudiólogo para uma avaliação! 

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