O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
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quarta-feira, 18 de maio de 2011

O FONO NA ESCOLA

        De acordo com a Lei 6965, de 09/12/1981, que regulamenta a profissão, é de competência do fonoaudiólogo desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da comunicação oral e escrita, voz e audição e também participar da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos.



        Nas escolas é vedado ao fonoaudiólogo o atendimento clínico. O papel deste profissional nas instituições de ensino não é o de "patologizar" os alunos e sim assessorar a equipe da escola. O fonoaudiólogo só poderá realizar atendimento clínico em escolas especiais. Sua função primordial é de promover a saúde da comunicação através de um trabalho de prevenção. Este profissional irá transmitir e orientar os demais integrantes da equipe escolar sobre os conhecimentos específicos da sua área, utilizando diversos recursos como: palestras, pequenos cursos, oficinas e  outros.

Com os alunos, o trabalho fonoaudiológico tem os seguintes objetivos:
1. Otimizar o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita.
2. Conscientizar sobre hábitos inadequados que promovam riscos para a audição e voz.
3. Detectar precocemente, através de triagens,  alterações fonoaudiológicas relacionadas à audição, voz, motricidade orofacial e linguagem oral e escrita para desta forma prevenir futuras complicações.
4. Encaminhar para profissionais, quando necessário, e acompanhar os tratamentos externos à escola.

Objetivos da atuação com os professores
1. Orientar quanto aos cuidados com a voz e estratégias vocais para conservação da mesma.
2. Promover informações sobre alterações fonoaudiológicas, desenvolvimento normal da linguagem oral, leitura e escrita e educação inclusiva através de palestras e outras formas de comunicação.

3. Capacitar o profissional para observar indícios de possíveis alterações fonoaudiológicas que seus alunos venham a apresentar.

No trabalho com os pais, o fonoaudiólogo realiza orientações sobre:

1. O desenvolvimento normal da criança e as alterações fonoaudiológicas comuns na infância.

2. A importância do estímulo familiar para o desenvolvimento da criança. 

3. O possível problema do filho e encaminhar para outros profissionais caso haja necessidade.


A resolução 309 de 2005, disponível no site do Conselho Federal de Fonoaudiologia dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo na escola. Quer ler a resolução na íntegra? Acesse: Resolução nº 309 - FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR

2 comentários:

  1. Parabéns Roberta, o blog está muito interessante. Eu como professora faço um trabalho de prevenção semanalmente com minha fono e diariamente em casa. TODOS os professores deveriam fazer o mesmo. Acredito ser muito importante divulgar essa necessidade, pois infelizmente muitos professores buscam um fono depois que jà desenvolveram problemas na voz. Sucesso!!! Priscila Camara Micaliski

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  2. Obrigada, Pri! Que todos sigam o seu exemplo de prevenção!

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