Muitas pessoas não se dão conta da complexidade que é o desenvolvimento da linguagem da criança e focam apenas nas trocas de fonemas (nível fonológico). Uma boa avaliação da linguagem da criança deve contemplar todos os níveis linguísticos, para garantir aos pais e cuidadores, orientações adequadas quanto à estimulação da mesma e assegurar seu desenvolvimento linguístico pleno.
Nesta 1ª postagem de 2,1 anos até 3,0 anos abordaremos os aspectos semânticos e pragmáticos.
SEMÂNTICO-LEXICAL
- Léxico: entre 200 e 400 palavras
- Significado lexical: faz uso de muitos substantivos: nome de brinquedos, objetos da casa, pessoas do convívio diário, partes do corpo (pelo menos 4), alimentos, animais, bebidas, roupas, de algumas categorias (brinquedo, comida, animal). usa diversos verbos para representar as ações e alguns adjetivos (grande/pequeno, limpo/sujo, feio/bonito...). São frequentes os desvios semânticos nas palavras com sentido lexical.
- Significado gramatical relacional: surge a preposição "de" indicando posse, "para" indicando beneficiário.
- Significado gramatical contextual (dêiticos): fala e entende alguns advérbios de lugar (ali, aqui, dentro, lá, perto de) e pronomes (eu, você, mim, meu, ele, esse). faz referência ao tempo com alguns advérbios como "agora" e "ontem", mas os utiliza de forma instável.
- Compreende e responde verbalmente a perguntas com os pronomes onde, quem, o que.
PRAGMÁTICA
- Funções comunicativas: faz uso da linguagem oral para pedir (satisfazer as necessidades físicas e psicológicas), informar, perguntar e interagir.
- Narrativa: narra com auxílio do outro. É a fase da protonarrativa.
Exemplo:
Onde você foi? "na icóla" (na escola)
O que você fez lá? "binco" (brinquei)
E o que mais? "comeu e mimi" (comi e dormi)
- Habilidades conversacionais: inicia, mantém conversação, mas não por muitos turnos, logo se dispersa e não se atem ao tópico da conversa. Conversa com as pessoas, em contextos conhecidos, sobre temas concretos e referentes presentes, com turnos simples (uma oração com informação mínima necessária para não interromper a conversação)
Próxima postagem: sintaxe e fonologia nas crianças de 2,1 anos até 3,0 anos.
Referências:
Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.
Avaliação da Linguagem: Teoria e Prática do Processo de Avaliação do Comportamento Linguístico Infantil.
Autores: Víctor M. Acosta, Ana Moreno, Victoria ramos, Adelia Quintana, Olga Espino.
Editora: Santos, 2003.
Referências:
Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.
Avaliação da Linguagem: Teoria e Prática do Processo de Avaliação do Comportamento Linguístico Infantil.
Autores: Víctor M. Acosta, Ana Moreno, Victoria ramos, Adelia Quintana, Olga Espino.
Editora: Santos, 2003.
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