O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
COMUNICAÇÃO NÃO É UM DOM! É UM DIREITO DE TODOS!

quinta-feira, 7 de março de 2013

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 2;1 ANOS A 3;0 ANOS. PARTE I

      Há partir de agora há muita complexidade dos elementos, então subdividimos de acordo com o desenvolvimento de cada nível linguístico que descreverei de modo bem simples: semântico-lexical (vocabulário e significados), sintático (estrutura frasal e papel de cada elemento na frase), fonológico (sistema sonoro da língua, logo, diz respeito às trocas de fonemas que as crianças fazem na fala) e finalmente a pragmática (relaciona-se a intenção de quem fala, pois muitas vezes a mesma palavra/ frase pode ter vários significados dependendo do contexto, entonação e intenção comunicativa).

Muitas pessoas não se dão conta da complexidade que é o desenvolvimento da linguagem da criança e focam apenas nas trocas de fonemas (nível fonológico). Uma boa avaliação da linguagem da criança deve contemplar todos os níveis linguísticos, para garantir aos pais e cuidadores, orientações adequadas quanto à estimulação da mesma e assegurar seu desenvolvimento linguístico pleno.

Nesta 1ª postagem de 2,1 anos até 3,0 anos abordaremos os aspectos semânticos e pragmáticos.


SEMÂNTICO-LEXICAL

  • Léxico:  entre 200 e 400 palavras
  • Significado lexical: faz uso de muitos substantivos: nome de brinquedos, objetos da casa, pessoas do convívio diário, partes do corpo (pelo menos 4), alimentos, animais, bebidas, roupas, de algumas categorias (brinquedo, comida, animal). usa diversos verbos para representar as ações e alguns adjetivos (grande/pequeno, limpo/sujo, feio/bonito...). São frequentes os desvios semânticos nas palavras com sentido lexical.
  • Significado gramatical relacional: surge a preposição "de" indicando posse, "para" indicando beneficiário.
                          Exemplos: "Sapato da mamãe" e "Esse para Paulinha"
  • Significado gramatical contextual (dêiticos): fala e entende alguns advérbios de lugar (ali, aqui, dentro, lá, perto de) e pronomes (eu, você, mim, meu, ele, esse). faz referência ao tempo com alguns advérbios como "agora" e "ontem", mas os utiliza de forma instável.
  • Compreende e responde verbalmente a perguntas com os pronomes onde, quem, o que.

PRAGMÁTICA
  • Funções comunicativas: faz uso da linguagem oral para pedir (satisfazer as necessidades físicas e psicológicas), informar, perguntar e interagir.
  • Narrativa: narra com auxílio do outro. É a fase da protonarrativa.
               Exemplo:
              Onde você foi? "na icóla" (na escola)
              O que você fez lá? "binco" (brinquei)
              E o que mais? "comeu e mimi" (comi e dormi)
  • Habilidades conversacionais: inicia, mantém conversação, mas não por muitos turnos, logo se dispersa e não se atem ao tópico da conversa. Conversa com as pessoas, em contextos conhecidos, sobre temas concretos e referentes presentes, com turnos simples (uma oração com informação mínima necessária para não interromper a conversação)
Próxima postagem: sintaxe e fonologia nas crianças de 2,1 anos até 3,0 anos.



Referências: 

Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.
Avaliação da Linguagem: Teoria e Prática do Processo de Avaliação do Comportamento Linguístico Infantil.
Autores: Víctor M. Acosta, Ana Moreno, Victoria ramos, Adelia Quintana, Olga Espino.
Editora: Santos, 2003.








Nenhum comentário:

Postar um comentário