- Comunica-se com o outro para expressar suas necessidades, chamar a atenção, informar, perguntar. Apresenta uma linguagem funcional, mesmo sem ou com limitada estrutura linguística;
- Emite palavras isoladas ou fala formulaica (frases produzidas em bloco) EX.: ""Avovetoi"= "Acabou o sorvete"
- Produz onomatopéias, palavras idiossincráticas, contextuais e de uso social.
"kabo" quando acaba o alimento do prato (contextual)
"óia" para dirigir a atenção de alguém para algo (de uso social)
- Entre 18 e 22 meses produz cerca de 20 palavras e entende cerca de 50.
- Mantém diálogo por meio de especularidade e complementaridade.
Exemplo:
Adulto: Onde você estava?
Criança: "tava"
Adulto: É! Onde você foi?
Criança: "foi casa vovó"
Adulto: Quem te levou? Foi o papai? O papai ficou lá com você?
Criança: "papai fico não"
- Compreende perguntas, imperativos e afirmações rotineiras e situacionais.
- A partir dos 18 meses observa-se a produção de orações com dois e três vocábulos.
Exemplos:
" may letói"b = Dá mais leite
- Compreende ordens rotineiras e situacionais com duas ações. exemplo: "Pega a chave e põe na gaveta."
- Ao final deste segundo ano de vida ocorre a explosão deste vocabulário!
FONTE: Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
AUTORES: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.
Próxima postagem: Desenvolvimento de 2 anos e 1 mês até 3 anos.
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