O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
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terça-feira, 5 de março de 2013

DESENVOLVIMENTO TÍPICO DE LINGUAGEM ENTRE 1 e 2 ANOS


  • Comunica-se com o outro para expressar suas necessidades, chamar a atenção, informar, perguntar. Apresenta uma linguagem funcional, mesmo sem ou com limitada estrutura linguística;
  • Emite palavras isoladas ou fala formulaica (frases produzidas em bloco) EX.: ""Avovetoi"= "Acabou o sorvete"
  • Produz onomatopéias, palavras idiossincráticas, contextuais e de uso social.     
           Exemplos: "lianu" para ônibus (palavra idiossincrática)
                            "kabo" quando acaba o alimento do prato (contextual)
                            "óia" para dirigir a atenção de alguém para algo (de uso social)

  • Entre 18 e 22 meses produz cerca de 20 palavras e entende cerca de 50.
  • Mantém diálogo por meio de especularidade e complementaridade.


         Exemplo:
         Adulto: Onde você estava?
         Criança: "tava"
         Adulto: É! Onde você foi?
         Criança: "foi casa vovó"
         Adulto: Quem te levou? Foi o papai? O papai ficou lá com você?
         Criança: "papai fico não"


  • Compreende perguntas, imperativos e afirmações rotineiras e situacionais.
Exemplo: Cadê o urso?  / Pega o sapato.  /  É hora de comer!


  • A partir dos 18 meses observa-se a produção de orações com dois e três vocábulos.

            Exemplos:
           " may letói"b =  Dá mais leite

  • Compreende ordens rotineiras e situacionais com duas ações. exemplo: "Pega a chave e põe na gaveta."
  • Ao final deste segundo ano de vida ocorre a explosão deste vocabulário!

FONTE: Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
AUTORES: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.



Próxima postagem: Desenvolvimento de 2 anos e 1 mês até 3 anos.




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