O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
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segunda-feira, 4 de março de 2013

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM - FAIXA ETÁRIA: 0 a 11 MESES

RECÉM-NASCIDO E UM MÊS:

Apresenta choro como reação biológica à dor e à fome;
As vocalizações são esporádicas, reflexas;
Acorda, assusta-se com sons intensos;
Acalma-se com a voz da mãe.

2 e 3 MESES:

O choro se torna diferenciado ("cuidadores" do mundo todo sabem diferenciar choro de fome, dor ou "manha");
As vocalizações e risos parecem estar relacionados a sensações de bem estar;
As vocalizações apresentam variação quanto à altura e duração;
Reage à fala humana: sorri, olha, vocaliza;
Apresenta atenção ao som, e procura a fonte sonora.

4 e 5 MESES:

Surgem os "jogos vocais" ou " auto-balbucio": O bebê parece brincar com os sons que emite, os mesmos ainda não estão voltados para a comunicação;
O padrão do balbucio é indiferenciado: sons tanto na inspiração, como na expiração, repetição da mesma sílaba "papapa" "mamama";
Olha quando é chamado.

6 e 7 MESES:

Participa com mais frequência e ativamente da interação com seus "cuidadores" através do riso, expressão facial, movimentação corporal, vocalizações;
Imita certos sons feitos por outras pessoas;
O balbucio é diferenciado: repetição contínua de diferentes sílabas " padada" "dadapama"
Manifesta seus desejos, olhando ou apontando para os objetos, contudo, sem dirigir seu comportamento vocal ou motor ao outro.

8 e 9 MESES:

Surgem os comportamentos comunicativos intencionais: dirige-se ao outro através de gestos e vocalizações para obter um objeto ou uma ação deste;
Repete sons emitidos pelos outros;
Atende a imperativos rotineiros acompanhados de gestos ("joga beijo", "dá tchau", "não")

10 e 11 MESES

participa da atividade dialógica por meio de jargão (encadeamento de vogais e consoantes variadas com entonação da língua materna);
Pode apresentar idiossincrasias (sequências fonéticas consistentes com significado específico - exemplo "dolidoli" = dormir;
Pode repetir palavras ditas pelos outros, todavia, a repetição não tem o mesmo padrão fonológico (exemplo: "vai dormir." criança: "mimi").

Em breve: Desenvolvimento da linguagem de 12 a 24 meses!

FONTE: Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
AUTORES: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.







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