- Uso de períodos simples e compostos, incluindo subordinados com "pois" e "para que".
- Usa tempos verbais compostos como o pretérito mais-que-perfeito e condicional.
"Eu já tinha ido lá antes."
"E se ele cortasse o papel ?"
- Usa corretamente os verbos irregulares mais utilizados.
- Aos 5 anos e meio, a criança deve estar falando tudo corretamente, mas eventualmente ainda podem se confundir nos encontros consonantais e em consoantes no final de sílaba como nos exemplos que seguem: "pegro" no lugar de "prego" e "cardeno" no lugar de "caderno"
SEMÂNTICA/ LÉXICO
- Possuem um vocabulário de aproximadamente 6000 palavras.
- Domina termos opostos como: alguns/ muitos.
- Usa advérbios/ preposições de lugar por oposição como: em, cima de/ embaixo, dentro/fora e outros.
- Pode eventualmente confundir-se no uso de advérbios de tempo como: amanhã, ontem e outros.
- Faz perguntas sobre o tempo: "Quando vai ser o meu aniversário?
PRAGMÁTICA
- Narra mantendo a organização temporal dos fatos e não inclui elementos que não fazem parte da narrativa.
- Inicia e mantém a conversação além de conseguir falar sobre referentes ausentes e abstratos.
Referência:
Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.
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