O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
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terça-feira, 26 de março de 2013

DESENVOLVIMENTO TÍPICO DE LINGUAGEM ENTRE 5;1 e 6;0 ANOS

SINTAXE
  • Uso de períodos simples  e compostos, incluindo subordinados com "pois" e "para que".
  • Usa tempos verbais compostos como o pretérito mais-que-perfeito e condicional.
      Exemplos:
      "Eu já tinha ido lá antes."
      "E se ele cortasse o papel ?"
  • Usa corretamente os verbos irregulares mais utilizados.
FONOLOGIA
  • Aos 5 anos e meio, a criança deve estar falando tudo corretamente, mas eventualmente ainda podem se confundir nos encontros consonantais e em consoantes no final de sílaba como nos exemplos que seguem: "pegro" no lugar de "prego" e "cardeno" no lugar de "caderno"
SEMÂNTICA/ LÉXICO
  • Possuem um vocabulário de aproximadamente 6000 palavras.
  • Domina termos opostos como: alguns/ muitos.
  • Usa advérbios/ preposições de lugar por oposição como: em, cima de/ embaixo, dentro/fora e outros.
  • Pode eventualmente confundir-se no uso de advérbios de tempo como: amanhã, ontem e outros.
  • Faz perguntas sobre o tempo: "Quando vai ser o meu aniversário?
PRAGMÁTICA
  • Narra mantendo a organização temporal dos fatos e não inclui elementos que não fazem parte da narrativa.
  • Inicia e mantém a conversação além de conseguir falar sobre referentes ausentes e abstratos.

Referência: 

Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.

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