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quarta-feira, 13 de março de 2013

DESENVOLVIMENTO TÍPICO DE LINGUAGEM 2;1 a 3;0 ANOS PARTE II

SINTAXE

Entre 2 e 2;6 anos a estrutura principal da frase é N-V-N, havendo omissões de palavras como as preposições, os artigos, os pronomes. As frases, no início deste período, apresentam de 3 a 4 palavras, com desvios de flexionamento nominal e verbal.
Exemplo:
"Eu comeu tudo bolacha."

Observa-se o uso de pronomes pessoais (você, eu, ele/ela), possessivo (meu) e demonstrativo (esse), mas não utiliza adequadamente o gênero dos mesmos.
Exemplo:
"Sapato minha pai."

Observa-se o uso de orações afirmativas, interrogativas (com alguns pronomes: "que" e "onde") e negativas.

Exemplo:
" Qué casa da vovó não."

Perto dos 3 anos, observa-se períodos coordenados.
Exemplo:
"Essa boneca chóia E faz xixi."

FONOLOGIA

Todas as simplificações fonológicas são esperadas até os 2 anos e meio.

Aos 2;6 anos desaparecem as seguintes simplificações:
reduplicação = "papato" no lugar de sapato
oclusivação = "tapo" no lugar de sapo
redução de sílaba em palavras de 3 sílabas
assimilação = "farrafa" no lugar de garrafa

Aos 3;0 desaparecem:
anteriorização de oclusivos velares = "matato" no lugar de macaco
ensurdecimento/sonorização (trocas de p/b, f/v, s/z, t/d...)
Redução ou silabificação de consoante final = "ekada" no lugar de escada ou "lapisi" no lugar de lápis
Redução de líquida lateral= "obo" no lugar de lobo

*O erro faz parte do desenvolvimento da linguagem da criança, mas, por exemplo, se seu filho tem 4 anos e ainda troca o S pelo T, ele está atrasado em seu desenvolvimento fonológico. Na dúvida se seu filho está se desenvolvendo bem, procure um fonoaudiólogo para uma avaliação e orientação. Aos 6 anos, no que tange aos aspectos fonológicos, é esperado que a criança não cometa mais erros.



Referência: 

Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.

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