O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
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terça-feira, 26 de março de 2013

DESENVOLVIMENTO TÍPICO DE LINGUAGEM ENTRE 4;1 e 5;0 ANOS

SINTAXE

  • Uso de períodos simples e compostos, além dos anteriores, subordinados com "se" e "quando".
  • Usa corretamente os principais tempos verbais (presente, passado e futuro composto) para verbos regulares.
  • Verbos pouco utilizados podem apresentar desvios de flexionamento, principalmente os verbos irregulares. Ex.: "Eu trazo pra você".

FONOLOGIA

  • Aos 4 anos e meio desaparecem trocas como "sapéu" por "chapéu"
  • Já conseguem falar o R de "barata", "careta", "pera".
  • Aos 5 anos não fazem mais reduções como: "pato" no lugar de prato" ou "dagão" no lugar de "dragão". podem ainda não conseguir falar palavras com encontro consonantal "r" corretamente, mas já percebem que há algo faltando e geralmente substituem pelo "L". Ex.:  "blaço" no lugar de "braço".

SEMÂNTICA/ LÉXICO

  • Fala entre 1500 e 3000 palavras.
  • Adquirem "com" indicando instrumento. Exemplo: "Vou comer com colher."
  • Usa e compreende vários pronomes indefinidos: outro, ninguém, alguém.
  • Entende uma sequência de 3 ordens.
  • Ainda há instabilidade no uso e compreensão dos advérbios de lugar e de tempo citados anteriormente.

PRAGMÁTICA

  • Narra uma história conhecida sem a ajuda do outro ou de figuras. Os elementos coesivos da narração ainda são falhos.
  • Passa a haver um equilíbrio maior entre manter e iniciar a conversação. Caminha em direção a se tornar capaz de conversar com mais de um interlocutor ao mesmo tempo sobre referentes ausentes e abstratos.


Referência: 

Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.


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