- Uso de períodos simples e compostos, além dos anteriores, subordinados com "se" e "quando".
- Usa corretamente os principais tempos verbais (presente, passado e futuro composto) para verbos regulares.
- Verbos pouco utilizados podem apresentar desvios de flexionamento, principalmente os verbos irregulares. Ex.: "Eu trazo pra você".
FONOLOGIA
- Aos 4 anos e meio desaparecem trocas como "sapéu" por "chapéu"
- Já conseguem falar o R de "barata", "careta", "pera".
- Aos 5 anos não fazem mais reduções como: "pato" no lugar de prato" ou "dagão" no lugar de "dragão". podem ainda não conseguir falar palavras com encontro consonantal "r" corretamente, mas já percebem que há algo faltando e geralmente substituem pelo "L". Ex.: "blaço" no lugar de "braço".
SEMÂNTICA/ LÉXICO
- Fala entre 1500 e 3000 palavras.
- Adquirem "com" indicando instrumento. Exemplo: "Vou comer com colher."
- Usa e compreende vários pronomes indefinidos: outro, ninguém, alguém.
- Entende uma sequência de 3 ordens.
- Ainda há instabilidade no uso e compreensão dos advérbios de lugar e de tempo citados anteriormente.
PRAGMÁTICA
- Narra uma história conhecida sem a ajuda do outro ou de figuras. Os elementos coesivos da narração ainda são falhos.
- Passa a haver um equilíbrio maior entre manter e iniciar a conversação. Caminha em direção a se tornar capaz de conversar com mais de um interlocutor ao mesmo tempo sobre referentes ausentes e abstratos.
Referência:
Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.
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