SINTAXE
- Pode fazer uso de voz passiva se o meio social da criança estimular este tipo de construção. exemplo: "Eu fui premiado pelo diretor da escola."
- Não é esperado mais nenhum erro ou troca.
- Tem um vocabulário de mais de 10000 palavras.
- Estabilidade no uso de advérbios de tempo como: ontem/hoje/amanhã//manhã/tarde/noite/antes/depois.
- É hábil para argumentar e persuadir.
- Narra com detalhes histórias conhecidas e relatos pessoais. inventa propositalmente histórias com coerência entre os fatos.
- Usa recursos adequados para trocar o tema da conversação ("sabe uma outra coisa").
- Auto-corrige-se quando percebe que não é compreendida.
- Demonstra habilidade para usar a linguagem considerando o contexto e o interlocutor: regula o que pode dizer, em que lugar e com qual pessoa.
Referência:
Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário