O Blog Fonoaudiologia em Diálogo busca aproximar e informar pais, pedagogos, psicopedagogos, professores e profissionais da saúde sobre questões relacionadas à fonoaudiologia que permeiam o ambiente escolar. Afinal, juntos, podemos promover a saúde da comunicação do aluno e do professor de maneira mais preventiva e satisfatória!
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terça-feira, 26 de março de 2013

DESENVOLVIMENTO TÍPICO DE LINGUAGEM 6/7 ANOS


SINTAXE
  • Pode fazer uso de voz passiva se o meio social da criança estimular este tipo de construção. exemplo: "Eu fui premiado pelo diretor da escola."
FONOLOGIA
  • Não é esperado mais nenhum erro ou troca.
SEMÂNTICA/ LÉXICO
  • Tem um vocabulário de mais de 10000  palavras.
  • Estabilidade no uso de advérbios de tempo como: ontem/hoje/amanhã//manhã/tarde/noite/antes/depois.
PRAGMÁTICA
  • É hábil para argumentar e persuadir.
  • Narra com detalhes histórias conhecidas e relatos pessoais. inventa propositalmente histórias com coerência entre os fatos.
  • Usa recursos adequados para trocar o tema da conversação ("sabe uma outra coisa").
  • Auto-corrige-se quando percebe que não é compreendida.
  • Demonstra habilidade para usar a linguagem considerando o contexto e o interlocutor: regula o que pode dizer, em que lugar e com qual pessoa.


Referência: 

Protocolo de Observação Comportamental: Avaliação da linguagem e aspectos cognitivos infantis.
Autores: Jaime Luiz Zorzi e Simone Rocha de Vasconcellos Hage.
Editora: pulso, 2004.

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